Institucional

Televendas: 54 3027-1377

Fresas e suas coberturas

Fresas e suas coberturas

O processo de usinagem é fundamental na indústria, pois dá forma a grandes projetos, transformando peças através de desbaste mecânico ou automático. Para realizar a árdua tarefa, o uso de fresas se torna essencial, garantindo perfeição nos resultados. As primeiras fresas fabricadas datam de antes de 1780, e surgiram na França.


O inventor, Jacques de Vaucanson, provavelmente usou uma talhadeira para produzir dentes muito finos, tendo como resultado final uma ferramenta de formato ovalado, coberto de pequenas saliências, lembrando um morango. Daí o nome, “fresa”, que em francês (e em alguns países de língua espanhola) significa morango.


Com a evolução da tecnologia de fabricação, as fresas se tornaram cada vez mais resistentes e precisas. Seu desenho apresenta uma série de dentes e gumes, geralmente dispostos simetricamente em torno de um eixo. Sua função é remover o material da peça bruta, transformando-a numa peça acabada.


Porém, cada material possui um tipo de dureza, podendo ir desde uma peça plástica de fácil usinagem até um aço temperado de dureza superior a 50Hrc. Por isso, o Grupo Arsystem dispõe da linha Suryha, que conta com uma diversidade de coberturas em suas fresas, garantindo grandes resultados para vários tipos de trabalho. Confira um pouco mais sobre a linha disponível:


Fresas sem Cobertura
: Ideais para materiais com dureza de até 22Hrc, como plásticos, alumínios, cobre, bronze e latão. A fresa sem cobertura da Arsystem possui 37° de hélice, o que a torna especial para o uso em alumínio e canal polido. Como a aresta da fresa sem cobertura é viva, o canal polido não irá deixar empastar o material (o alumínio não irá grudar na fresa), deixando um caminho livre para o trabalho e resultado muito superior.

Fresa cobertura TiALN: Fresas de microgrão coberta por nitreto de titânio e alumínio. Ideal para materiais com dureza de até 48 Hrc, como Inox, Aço P20, Aços Liga 2711, H13, 4140, D2.

Fresa cobertura H-Si: Cobertura exclusiva do Grupo Arsystem. Fresa composta por uma cobertura sub-microgrão. Indicada para materiais com dureza entre 55 à 62 Hrc, como Aços Liga XPM 42, H13, D6, VP 20 Atlas, 2738.

Fresa cobertura Star: Fresas de nano-microgrão. Ideal para materiais com dureza entre 50 à 70 Hrc.


Confira abaixo indicações para uso de coberturas específicas por material:

  • Plástico (10Hrc de dureza): Fresa sem cobertura Suryha

  • Alumínio, cobre, bronze e latão (15Hrc de dureza): Fresa sem cobertura Suryha

  • Aços 1010 e 1020 (+- 20Hrc de dureza): Fresa sem cobertura Suryha

  • Aço Inox (+-22Hrc até 30Hrc de dureza): Fresa TiALN Suryha

  • Aços P 20 (+-28Hrc até 32Hrc de dureza): Fresa TiALN Suryha

  • Aços XPM 32 (32Hrc de dureza): Fresa TiALN Suryha

  • Aços XPM 42 (42Hrc de dureza): Fresa TiALN Suryha

  • Aços Toolox (44Hrc de dureza): Fresa TiALN Suryha

  • Aços Temperados (40Hrc até 50Hrc de dureza): Fresa H-Si Suryha

  • Aços Temperados (50Hrc até 65Hrc de dureza): Fresa Star Suryha


Clique aqui para navegar pela completa linha de fresas do Grupo Arsystem.

Caso queira a visita de um vendedor técnico do Grupo Arsystem, entre em contato com vendas@arsystem.com.br e diga que viu a matéria em nosso site para ganhar um super desconto!

Sobre o Autor

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Soluções em ferramentas para a indústria.

0

Meus orçamentos

Imagem Produto Quantidade
Seu carrinho está vazio.