Institucional

Televendas: 54 3027-1377

Contaminação nas indústrias de alimentos e bebidas

Contaminação nas indústrias de alimentos e bebidas
Contaminação nas indústrias de alimentos e bebidas

A indústria alimentícia é um dos segmentos aonde há mais preocupação com a contaminação do produto final. Todo o processo de fabricação passa por setores repletos de materiais com alto teor de cobre, alumínio ou outros metais pesados, que consequentemente podem acabar contaminando o produto que chega ao consumidor.


As viniculturas e cervejarias, em especial, vêm demonstrando uma grande preocupação com essa questão, pois além dos riscos à saúde do consumidor, o enriquecimento em alguns metais pode originar fenômenos depreciativos na qualidade do produto, tais como oxidações, turvações e precipitações. Além disso, dependendo da concentração do elemento, pode também estar na origem de problemas de ordem legal.


Recentemente, pesquisadores ingleses relataram que mais de 100 tipos de vinhos tinto e branco, de uma dezena de países, contém níveis potencialmente perigosos de metais pesados. Alguns destes, contêm quantidades dos metais industriais vanádio, cobre e manganês, que excedem os padrões de saúde da Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), de acordo com a análise publicada no Chemistry Central Journal.


Um quociente alvo/prejuízo (THQ, na sigla em inglês) maior que 1, pode causar algum efeito sobre a saúde ao longo da vida, de acordo com uma fórmula criada pela EPA. A equação compara o tempo a que a pessoa é exposta à toxina e a dose de referência estabelecida. Algumas taças de vinho continham níveis THQ altos ─ chegando a 300 ─ segundo uma avaliação de estudos anteriores sobre concentrações metálicas em vinhos.


Os produtos de metais contaminados são um problema global. Em outras palavras, sempre há um risco latente de que produtos que passam pelo processo de fabricação dependente desse processo possam estar contaminados. Por isso, a utilização de ferramentas não contaminantes é essencial nesse meio. 


A Arsystem tem a solução


Desde o ano de 2010, a União Europeia intensificou sua legislação sobre ferramentas e equipamentos contaminantes e criou o REACH: Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas. Ao adotar esse registro, a empresa procurara minimizar os perigos e riscos associados com substâncias químicas e garantir um nível mais alto de proteção para os seres humanos e o meio ambiente.


O Grupo Arsystem dispõe de uma linha especial de ferramentas para as indústrias de alimentos e bebidas, que garante os padrões exigidos de qualidade e pureza no produto que chega ao consumidor. A linha de produtos PFERD, disponível no portfólio da Arsystem, possui certificação REACH de ferramentas não contaminantes. Mantendo a tradição datada de mais de 200 anos, a PFERD é uma empresa alemã, líder em desenvolvimento, produção e suporte, como também em distribuição de soluções em ferramentas para trabalhos de corte e acabamento de superfícies. Sua história de sucesso é marcada pela seriedade, confiabilidade e também consciência ambiental e social.


Confira toda a linha de produtos PFERD entrando em contato com nossa equipe de vendas, ou acessando a linha de abrasivos e polimento do site Arsystem! 

Sobre o Autor

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Arsystem Ferramentas & Equipamentos

Soluções em ferramentas para a indústria.

0

Meus orçamentos

Imagem Produto Quantidade
Seu carrinho está vazio.